quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Google trabalha em sincronização de favoritos no Chrome


Há três anos atrás o Google havia introduzido o Google Browser Sync, uma extensão para o Firefox que permitia aos usuários sincronizarem seus favoritos, e outras configurações, entre diferentes PCs. A empresa descontinuou a extensão em 2008, mas de acordo com a CNet News, a experiência valeu para a implementação do recurso no navegador Chrome.

Tim Steele anunciou o recurso na lista de discussão Chromium-dev, na última semana. Já em outra mensagem, seu colega Idan Avraham disse que o Google vai começar com os pés no chão:

"Estamos cientes do fato de que senhas e outros tipos de dados dos navegadores são algo em que teremos que pensar em algum momento. Queríamos nos concentrar nos favoritos e acertar logo de primeira antes de pensar em outros tipos de dados. Escolhemos os favoritos porque geralmente eles são mais importantes para os usuários, e também porque são o tipo de dado mais difícil de sincronizar, já que tem os que sincronizar uma hierarquia completa de pastas/favoritos e há uma infinidade de casos extremos complicados envolvidos nisso (como por exemplo, o que acontece quando duas mudanças de dois clientes diferentes resultam em um loop na hierarquia de favoritos)." (Trecho traduzido por Roberto Bechtlufft)

A CNet, citando um documento de desenvolvimento, disse que o novo recurso de sincronização usará a rede do Google Talk para enviar as notificações. Ou seja, quando um usuário muda seus favoritos em um navegador, outros navegadores sincronizados receberão uma "pequena mensagem XMPP, como uma mensagem de bate-papo", dizendo-lhes para sincronizar.

Vale lembrar que o Google não é o único trabalhando neste conceito de sincronização de favoritos. Os usuários do Firefox podem usar o Xmarks, além da própria Mozilla estar trabalhando em uma implementação nativa chamada "Weave".

Fontes:
Guiadohardware.net

http://www.informationweek.com/news/internet/google/showArticle.jhtml?articleID=218900529

http://techreport.com/discussions.x/17350

http://news.cnet.com/8301-17939_109-10302091-2.html?tag=newsEditorsPicksArea.0

Mensagens na lista de discussão:

http://groups.google.com/group/chromium-dev/browse_thread/thread/bdacc1bdf3c5cb6a?pli=1

http://groups.google.com/group/chromium-dev/msg/711a7029fdb7e869?pli=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário